O Projeto




Com o objetivo de identificar e analisar os problemas socioambientais da Lagoa da Pampulha e sua influência na saúde da população que mora nos bairros em seu entorno, foi proposto este trabalho de pesquisa a ser realizado pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, Colégio Santa Marcelina, sob orientação da professora de Ciências, Adriana Gotschalg.

No ano de 2012, os alunos foram divididos em grupos e iniciaram a produção dos dados de acordo com os assuntos:

1. Histórico da Lagoa da Pampulha
2. Qualidade da Água da Lagoa da Pampulha
3. Influência da Lagoa da Pampulha na Saúde da População

Em 2013, além das três linhas de pesquisa, foi acrescida a linha Educação Ambiental, com seus devidos subtemas.

Os dados produzidos foram publicados no Blog e encontram-se abertos aos comentários e discussões do público em geral.

Este Projeto de pesquisa conta com a parceria do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha/ Propam, da Regional Pampulha e das Associações dos Bairros do entorno da Lagoa a fim de se conseguir dados relevantes para a pesquisa em questão.

Como finalização de cada etapa, foram produzidas camisas com a logomarca escolhida por meio de concurso, squeezes adesivadas, adesivos para vidros, bótons, canetas e canecas. Os alunos montaram kits desses materiais e entregaram para os pais, por meio de uma manifestação no pátio do Colégio.

Para 2014, espera-se que os alunos divulguem, ao máximo, o pesquisado até agora, contribuindo na conscientização do público a respeito de como o meio ambiente depende de ações tanto individuais quanto coletivas para se manter saudável.