quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Reportagem sobre recuperação de área

Link direto:
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/semiarido-em-foco-apresenta-projeto-sobre-recuperacao-e-gestao-de-aguas

Meio Ambiente

Semiárido em Foco apresenta projeto sobre recuperação e gestão de águas

Debate

Objetivo é contribuir para sustentabilidade hídrica das populações rurais situadas no Semiárido pernambucano
por Portal Brasil publicado : 04/08/2014 18:50 
 
Como parte do encontro Semiárido em Foco será apresentado, nesta sexta-feira (8), o projeto 'Águas de Areias: recuperação e gestão compartilhada das águas de aluvião em leito seco de rio no Semiárido pernambucano'. Objetivo é contribuir para a recuperação ambiental e gestão dos mananciais de água das areias de aluvião no Alto Rio Capibaribe, visando à sustentabilidade hídrica das populações rurais situadas nessa região do Semiárido pernambucano.
A atividade contará com a presença do professor Ricardo Braga, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da pesquisadora Edneida Cavalcanti, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), presidente e vice-presidente da Associação Águas do Nordeste (ANE), respectivamente.
Gestão da água
A exploração desordenada e mecanizada de areia nas aluviões do rio Capibaribe tem gerado grave conflito com a conservação da água freática existente, sendo este manancial praticamente o último recurso hídrico disponível na região para finalidades domésticas (banho, lavagem de roupa e higiene da casa) em períodos de estiagem prolongada.
As águas são disputadas pelos agricultores locais também para a manutenção de atividades produtivas e para abastecimento doméstico nas áreas urbanas, por meio de carros pipa. A situação crítica observada no rio Capibaribe se repete em cada leito seco de rios situados no Semiárido brasileiro.
O projeto Águas de Areias se insere na linha de gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, com foco em reversão de processos de degradação dos recursos hídricos e em promoção e práticas de uso sustentável dos mesmos, e aborda uma questão fundamental no Semiárido brasileiro: a gestão da água em situação de escassez.
O êxito alcançado pelo projeto na zona rural de quatro municípios pernambucanos (Poção, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e Jataúba), pode ser replicado para solucionar situações equivalentes em maior abrangência espacial.
Sobre o encontro
O Semiárido em Foco é um programa que integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no Semiárido Brasileiro e atende à necessidade de democratizar conhecimentos.
O objetivo principal é difundir e refletir sobre pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o debate com especialistas no tema auxiliam na construção de novas linhas de pensamento e questões pertinentes à região.
Organizado em forma de palestras, pesquisadores e técnicos do Instituto apresentam e discutem seus planos de trabalho e temáticas relacionadas às áreas de atuação do Insa.
Fonte:
Instituto Nacional do Semiárido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário