domingo, 24 de junho de 2012

         Qualidade da carne do peixe

Gabriela Bicalho, Giulia Doti, Daniel Madureira, João Félix, André Pessoa
6º ano C


      
      Os peixes da lagoa podem conter partículas de coliformes fecais nas escamas e filé, além de metais pesados como zinco, cadmio e o principalmente o chumbo, que causa doenças do sistema nervoso, musculares e renais. A carne do peixe da lagoa da Pampulha não tem uma qualidade boa, pois ela e muito poluída. Grande parte da população pesca nela para sustentar suas famílias, mas acaba se contaminando .

A proliferação das algas da lagoa da Pampulha


   Isso acontece por causa do acúmulo de matéria orgânica e esgoto na superfície da lagoa impendido a entrada de oxigênio para os peixes sobreviverem. Vocês sabem aquela água verde que tem na lagoa?  É o acúmulo de sedimentos! Esses sedimentos são provocados por nossa população, e não só os nossos, mas também o de Contagem, pois o esgoto de Contagem também vai para as águas da lagoa, poluindo-a e causando a proliferação de algas. 
   A proliferação das algas reflete um ambiente desequilibrado e poluído, com grande oferta de matéria orgânica. “Quando aumentam muito os nutrientes, há uma explosão da população de algas. O risco é que as cianobactérias são tóxicas. Podem ser perigosas para animais e seres humanos, levado até a morte”, alerta uma moradora da região.

  Alessandra afirma que estudos feitos na Pampulha em 1993, já apontavam a má qualidade da água. Em 1998, houve certa melhora. Mas análises feitas no ano passado indicaram uma piora no espelho d' água, com aumento de nutrientes lançados pelos esgotos.
  Segundo a pesquisadora, a proliferação de algas este ano deve ter como causa as altas temperaturas, combinando com o tempo seco, que aumenta a concentração do esgoto.  Esse frio favorece a proliferação dos micro-organismos. “Este ano está havendo muito calor para a época de inverno. A retirada dessas algas e inviável. A única coisa que se pode fazer é diminuir a quantidade de nutrientes que as fazem crescerem. Ou seja, acabar com o esgoto”, diz.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário