Projeto lança jogo eletrônico educativo Água em Jogo
7/8/2014
Visualização do Água em Jogo
O Projeto Água –
Conhecimento para Gestão lançou nesta quinta-feira, 7 de agosto, no
Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o jogo eletrônico
educacional Água em Jogo. O game simula os impactos das ações do homem
sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. O desafio do
jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as atuais
necessidades dos moradores e para as futuras gerações. O jogo é online e
gratuito, e pode ser jogado por todas as pessoas interessadas, através
da página www.aguaemjogo.com.br. O jogo não é compatível com o navegador Internet Explorer e com o sistema Linux.
Participaram do
lançamento o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella; o
diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; os
diretores da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo e
José Luiz Dias; e a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Lisiane
Veeck Sosa, entre outros.
O Água em Jogo tem
duração de 30 minutos, tempo em que são simulados quatro anos fictícios.
A bacia é formada por diversos cenários, como áreas industriais,
rurais, de moradia, de lazer, entre outras. Cada região tem necessidades
diferentes relacionadas a água e cabe ao jogador, que assume papel de
administrador dos recursos hídricos, decidir como será usada.
Os níveis de qualidade
quantidade são apresentados em formato de indicadores, que precisam ser
analisados o tempo todo. Se o jogador identificar, por exemplo, que uma
indústria está consumindo muita água e poluindo, ele pode tirar a
outorga de direito de uso de recursos hídricos até que a indústria se
regularize.
Para garantir bons
resultados, o jogador conta com o uso de algumas ferramentas, como
fiscalização, cobrança pelo uso da água e outorga – que são instrumentos
da Política Nacional de Recursos Hídricos. Também é possível usar
recursos disponíveis, investir em melhorias, como: plantio de mata
ciliar e construção de estações de tratamento de esgoto.
Durante o jogo,
acontecem eventos inesperados, como estiagem e inundações, que afetam
negativamente os indicadores de qualidade e quantidade de água. Estes
indicadores, aliados ao conjunto de investimentos e decisões tomadas,
formarão a pontuação final do jogador. Os 100 melhores terão seu nome
registrado em um ranking público.
Através
do jogo, busca-se conscientizar os jovens sobre os conflitos e
dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas, a fim de
despertar o interesse no assunto. Este game poderá ser utilizado por
professores em sala de aula, para trabalhar com os adolescentes temas
como água, meio ambiente, poluição, bacia hidrográfica, administração de
recursos financeiros, mediação de conflitos, entre outros.
Também poderá ser usado
por comitês de bacia hidrográfica a fim de apresentar alguns dos
problemas e necessidades enfrentadas por seus gestores, e conscientizar a
comunidade sobre a importância de sua participação na tomada de
decisões que dizem respeito a gestão dos recursos hídricos.
Ainda é uma forma de
apresentar algumas ferramentas usadas na gestão das águas, como Outorga,
Fiscalização, Cobrança pelo Uso, incentivo a recuperação de Mata
Ciliar, Barraginhas, entre outros. O jogo é uma das principais entregas
(metas) do convênio.
O game é um complemento
a capacitação “Água em Curso”, curso autoinstrucional EaD, voltado para
adolescentes de 12 a 18 anos. Ambos são gratuitos e acessados online,
podendo ser utilizados por professores em sala de aula, para trabalhar o
tema “água” de uma forma descontraída.
O Projeto Água – Conhecimento para Gestão
O
projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a
Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional com
objetivo de desenvolver ações de comunicação, mobilização e educação
para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina.
Há 36 cursos gratuitos semipresenciais e a distância disponíveis no
catálogo, que já capacitaram cerca de 35 mil pessoas. Saiba mais em: http://www.aguaegestao.com.br/.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
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